User:CarlosBotelho

From MormonWiki
Jump to: navigation, search

Um Período de Paz e Crescimento

Do final do século XIX, quando Utah se tornou um estado, até a Segunda Guerra Mundial, o Mormonismo e a Igreja Mórmon não continuou sendo uma igreja isolada em Utah, para ganhar respeito da sociedade americana dominante, e tornou-se mais integrada no país. O Mormonismo também cresceu fora dos Estados Unidos, especialmente no México, Canadá e Inglaterra, enquanto também muitos milhares se juntavam à Igreja na Alemanha. O trabalho missionário também se iniciou no Japão e na Korea. Nesse período também ocorreu muita consolidação na organização e prática Mórmon. Muitas organizações da Igreja foram racionalizadas e regularizadas, em preparação ao crescimento explosivo da Igreja na Segunda metade do século XX. No final desse peíodo, logo após a Segunda Guerra Mundial, [[A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias] estava pronta para se tornar uma Igreja internacional.


A Presidências de Wilford Woodruff e Lorenzo Snow

Seguindo o reconhecimento estadual, no qual colocou várias restrições na Igreja, os partidos politicos com sede em Utah foram abandonados, especialmente o Partido do Povo, apoiado pela igreja, muitos Mórmons se tornaram Democratas, já que o Partido Republicano havia apoiado em muito a perseguição por volta do ano de 1880. Com medo de uma intervenção governamental, caso os Mórmosn parecessem votar em conjunto, alguns líderes da Igreja, incluindo o Apóstolo Mórmon Joseph F. Smith, encourajaram os Mórmons a considerar ambos os partidos. Ele até apresentou razões porque os Mórmons deveriam considerar tornarem-se Republicanos. Como parte desse esforço para mostrar lealdade aos Estados Unidos, a Igreja Mórmon emitiu uma declaração apoiando os Estados Unidos contra a Espanha, na Guerra Hispano-Americana, em 1898. Nesse período também foram estabelecidos muitos “primeiros”. Em novembro de 1896, o Presidente Wilford Woodruff estabeleceu que o primeiro Domingo de cada mês deveria ser reservado para o jejum. O Domingo de Jejum, como os Mórmons o chamam, ainda está em prática. Nesse dia, os Mórmons se abstêm de comer e beber por 24 horas e dão ofertas para ajudar os pobres. Inicialmente essas ofertas eram dadas em espécie, como frangos, leite, ovos ou roupas. Por volta de 1900, contribuições em espécie foram abolidas. Em 1897, foi publicada pela primeira vez a revista Era de Melhoramento, na qual foi renomeada como Ensign por volta de 1970, e continua como sendo a revista official da Igreja Mórmon.. A primeira missionária solteira a servir missão foi em 1898.

O Presidente Wilford Woodruff faleceu em 1898, e Lorenzo Snow tornou-se presidente e profeta da Igreja logo após. Em outubro de 1898, o Presidente Snow emitiu certificados de depósito bancários com o governo, para ajudar a Igreja a sair do débito causado pela intensa persseguição ocorrida por volta dos anos 1870 e 1880. Em maio de 1899, enquanto estava viajando para a seca e árida St. George, ele recebeu uma revelação dizendo que os membros da Igreja não estavam pagando um dízimo integral, que é a décima parte do rendimento annual, como o Senhor havia ordenado. Ele prometeu a eles, se pagassem o dízimo, que a chuva iria retornar e que a Igreja sairía do débito. Dentro de alguns meses, o montante do dízimo pago dobrou e as chuvas voltaram a cair de forma abundante.. Em 1907, a Igreja anunciara que não estava mais em débito. O século XX começou com 271.681 membros, sendo a maioria localizada numa faixa que vai do norte do México até o sul do Canadá. O trabalho missionário continuou e Lorenzo Snow enviou missionaries para pregar no Japão. O Presidente Snow também relançou o Manifesto, desde que alguns membros da Igreja, especialmente aqueles que não viviam nos Estados unidos, acreditavam que esse não se aplicava a eles. O Presidente Snow faleceu no dia 10 de outubro de 1901.


A Presidência de Joseph F. Smith

Joseph F. Smith, sobrinho do Profeta Joseph Smith e primeiro presidente Mórmon nascido Mórmon e o ultimo a ter conhecido Joseph Smith, tornou-se presidente da Igreja em 1901. Ele e seu successor, Heber J. Grant, supervisionaram um período de crescimento nacional de presença e respeito, mas ainda de muitos desafios. Eles também supervisionaram a compra e a preservação de muitos locais históricos. Os problemas continuaram com o Governo Federal e a muitos Mórmons era difícil obter cargos eletivos. Em 1898, B. H. Roberts, do Quórum dos Setenta, havia sido eleito para a Câmara de Representantes dos EUA, mas o Congresso o impediu de tomar posse. Em 1903, Reed Smoot, um Apóstolo, foi eleito ao Senado dos EUA. Sua eleição inicial um julgamento de dois anos quando ele tentou tomar posse. Definitivamente, a maioria dos membros da Igreja eram intimados a comparecer perante o Congresso. O Presidente Joseph F. Smith era extensamente interrogado. Em questão estava a continuão da prática da poligamia por alguns Mórmons, e receio de que Reed Smoot não iria adequadamente separar sua vida religiosa de duas obrigações políticas. Theodore Roosevelt auxiliou Smoot, que era Republicano. Em 1904, o Presidente Smith emitiu um segundo Manifesto, proibindo a poligamia em toda a Igreja. Isso fez com que dois Apóstolos Mórmons, John W. Taylor e Matthais F. Cowley, renunciassem. Taylor foi excomungado da Igreja. Finalmente, Smoot tomou posse e serviu admiravelmente no Senado dos Estados Unidos por aproximadamente trinta anos. Com Joseph F. Smith, a Igreja lançou novas revista como a “Church News”, e “O Amigo”, nas quais continual a ser publicadas até hoje. Ele também supervisionou a construção de dois hospitais da Igreja. LDS Hospital e o Primary Children’s Hospital, ambos em Salt Lake City. Em 1903, A Brigham Young Academy oficialmente se tornou Brigham Young University, a mais famosa universidade Mórmon, com campus em Utah, Idaho, Havaí, Nova Zelândia. Ainda a Igreja possuiu escolas secundárias nas ilhas do Pacífico e no México. Ultimamente, a Igreja se dissociou-se de muitas desses intituições, com exceção da BYU e seus campi no Havaí, Idaho e alguns outros lugares.

Joseph F. Smith é conhecido por seus profundos ensinamentos doutrinários. Ele expediu declarações sobre a origem da humanidade, a natureza da Trindade, o papel de Jesus Cristo e muitas outras. Ele foi um grande incentivador da educação em e em1912, o programa do seminário se iniciou em Salt Lake City. O Programa proporcionava educação religiosa para os Mórmons adolescents durante os dias da semana e ainda continua em vigor até os dias de hoje. Ele tambem supervisionou a adoção do programa de escoteiros da Igreja, uma parceria na qual tem continuado também até hoje. Em 1913, ele iniciou a obra do primeiro Templo Mórmon for a dos Estados Unidos, em Alberta, Canadá. Em 1915 ele iniciou a construção de um templo no Havaí, o primeiro fora do Estados Unidos continental. Um pouco antes de ter falecido, ele havia tido uma revelaçãosobre a salvação dos mortos e sobre a importância do trabalho nos templos. Tal revelação foi incluída em Doutrina e Convênios como a seção 138. Ele faleceu em novembro de 1915. Por causa da epidemia da Gripe Espanhola, seu funeral não foi aberto ao público e por alguns meses, a maioria das principais reuniões da Igreja foram canceladas.


A Presidência de Heber J. Grant

Heber J. Grant foi o primeiro Profeta Mórmon nascido em Utah. Ele se tornou presidente em novembro de 1918. Sua presidência viu o crescimento da Igreja através dos Estados Unidos, e durante seu chamado, muitos Mórmons ficaram conhecidos na América, o que ajudou a afastar muitos mitos e boatos a respeito da Igreja. Sua popularidade como discursante, mesmo entre não-Mórmons, levou-o a discursar através do país em muitos fóruns de causas morais e políticas. Ele dedicou o templo do Havaí em 1919, e o templo de Albreta, no Canadá, em 1923, marcando o crescimento da Igreja for a de Utah. Em 1920, o Presidente Grant, forte defensor da saúde, reenfatizou a importância da Palavra de Sabedoria, na qual muitos Mórmons haviam se tornado relapsos em seguí-la. Em 1922, a Igreja Mórmon inaugurou a Rádio KZN, hoje Rádio KSL. O Presidente Grant foi um dos primeiros a falar na radio, a primeira estação de rádio nas montanhas do oeste. Em 1928, o Coro do Tabernáculo Mórmon iniciou seu premiado Música e a Palavra Falada, na qual se tornou o programa que está no ar por mais tempo na história do rádio. O Presidente Grant era conhecido por sua preocupação pelos outros e por sua pregação do Evangelho do amor. Ele então reestabeleceu o programa de Mestre Familiares, onde uma dupla de homens visitam os membros de cada congregação para ensiná-los o Evangelho e oferecer assistência. Os Mestres Familiares, como são chamados, têm se tornado um fator importante da vida Mórmon. Em 1925, o Presidente Grant estabeleceu a Casa da Missão, a antecessora dos Centros de Treinamento Missionário, geralmente chamados de CTM’s pelos Mórmons. No ano seguinte, em 1926. o Igreja iniciou o seu Instituto de Religião, programa no qual proporciona educação religiosa para Mórmons em idade universitária. O Presidente Grant também encorajou os Mórmons a passarem mais tempo em família, o que levou ao que os Mórmons chamam de Noite Familiar, onde as famílias se reúnem uma noite por semana, geralmente nas segunda-feiras, para estudar o Evangelho ou apenas estarem juntos. Como em outros lugares do mundo, a Grande Depressão seriamente afetou Utah. Após alguns anos, Harold B. Lee, futuro presidente da Igreja, iniciou um programa para prover emprego e assistência para os Mórmons em sua area. A Igreja então intituiu um programa em 1936 chamado Programa de Seguridade da Igreja, que mais tarde se chamou o Programa de Bem-Estar. Isso ajudou centenas de famílias a se sustentar durante a Grande Depressão e ainda continua a ajudar muitos hoje em dia. Os eventos mundiais continuaram a afetar a Igreja, especialmente enquanto ela crescia no exterior. 11.000 pessoas se filiaram à Igreja na Alemanha durante os anos 20. A Igreja organizou sua primeiras estacas for a de Utah durante os anos 20. O Espetáculo do Monte Cumorah começou em 1937 e atria centenas de visitantes todo ano para o lugar onde o Livro de Mórmon foi desenterrado e traduzido. Muitos locais históricos foram comprados e centros de visitantes, como o que há na Praça do Templo, foram construídos. Entretando, acontecimentos na Europa forçaram a Igreja a retirar os missionaries da maioria dos países em 1939, simplismente uma semana antes de Hitler invadir a Polônia. Durante a Segunda Gerra Mundial, os Mórmons se viram em lados opostos. Durante aquele tempo, a Igreja Mórmon encontrava-se em aproximadamente todos os países participantes da Guerra, tanto nos países Aliados como nos países do Eixo. O Presidente Grant emitiu uma declaração em 1942, dizendo que a responsabilidade pela Guerra era dos líderes dos países e que enquanto os mórmons fossem contra a Guerra, eles também apoiavam a lei, então eles poderiam fazer parte do exército. Para ajudar os Mórmons no exército, a Igreja apontou Hugh B. Brown, um advogado canadense, para ser intercessor para os soldados Mórmons. A Igreja também publicou cópias especiais do [[Livro de Mórmon] e o Novo Testamento em formato pequeno, que permitia aos soldados carregarem as escrituras com eles durante a Guerra. Ainda, muitos Mórmons na Europa passavem dificuldades. Na Alemanha, os Mórmons, embora não eram tidos como alvos de persseguição como os Judeus ou Testemunhas de Jeovás, suas reuniões eram monitoradas. Três garotos Mórmons, guiados por Helmuth Hubener, espalharam propagandas anti-Nazistas. Hubener foi pego e executado, tornando-se a pessoa mais jovem a ser sentenciada à morte e executada pelos Nazistas for a dos campos de concentração. Os seus dois amigos foram enviados para campos de prisoneiros. Outros Mórmons, temendo por suas vidas, cortaram relações com Hubener e seus amigos, embora ele tenha sido honrado como um herói nacional na Alemanha. Muitas críticas foram direcionadas aos Mórmons na Alemanha por não resistirem mais ao Nazismo e por terem rompido ligações com Hübener depois de sua prisão. Foi, entretando, tempos muito difíceis no qual as pessoas temiam por suas vidas e sobre lealdades conflitantes. Qualquer julgamento ou crítica deveria ser evitado. Nos Estados Unidos, provas da larga aceitação da Igreja foi mostrada pela comissão de dois navios da Marinha, chamados U.S.S Joseph Smith e o U.S.S. Brigham Young No entanto, a Guerra acabou, mas não antes de ter devastado a Europa. No entanto, o homen que guiou a Igreja Mórmon da obscuridade e perseguição para uma aceitação mais geral, não viveu para ver o seu fim. Ele faleceu no dia 14 de maio de 1945. Durante o seu ministério, e durante o ministério de Joseph F. Smith, muitos Mórmons tornaram-se conhecidos e seus bons exemplos ajudaram a abrir portas para a Igreja. O primeiro foi Reed Smoot, cuja carreira como Senador lhe proporcionou muitas honras. Outros como Edgar B. Brossard e J. Reuben Clark Jr, serviram em altos postos governamentais. Clark se tornou Embaixador Americano no México. Richard W. Young se tornou um general durante a Primeira Guerra Mundial e também serviu como comissionário governamental nas Filipinas. Os soldados Mórmons frequentemente compartilhavam o Evangelho com seus companheiros soldados e mesmo com os cidadãos dos países nos quais lutavam em favor. Isso levou a Igreja a ser estabilizada no Japão, nas Filipinas e Korea, onde centenas de milhares de Mórmons agora vivem. Logo após a Segunda Guerra Mundial, O novo Presidente Mórmon, George Albert Smith direcionou-se aos Presidente Americano Harry Truman e providenciou milhares de quilos em roupas, cobertores e comida para a reconstrução européia. Ele e Ezra Taft Benson, que mais tarde serviu como Secretário da Agricultura do Presidente Eisenhower, e depois como Presidente da Igreja, visitou a Europa distribuindo mais de 90 vagões de comida e roupas para as pessoas da Europa. Eles também contactaram Mórmons que haviam sido extraditados durante a Guerra. Após a Guerra, o Mormonismo começou a crescer rapidamente pelo mundo inteiro e a Igreja Mórmon tornou-se uma igreja internacional.